APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação acontece nos dias 30 e 31 de outubro

Segunda-Feira, 28 de Outubro de 2019


A Abiquim realiza, nos dias 30 e 31 de outubro, a quinta edição do “Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação”, no Auditório do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos (SENAI CETIQT), localizado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro (RJ).

O primeiro dia do Seminário terá o painel “Mobilidade e Eficiência Energética: Oportunidades e Desafios” e discutirá como o setor químico pode contribuir para melhorar a eficiência energética no transporte de carga. 

O painel terá a participação da engenheira de Suporte Técnico da Solvay na unidade de negócio Materiais Compósitos, responsável pela América Latina. Leticia Oliveira; do gerente regional de Inovação e Transformação Digital da Maxion Structural Components, Marco Tulio Ricci; do gerente de engenharia de Produto e Inovação da Iveco, Alexandre Capelli; e da gerente de Desenvolvimento de Negócios da Braskem, Tatiana Emy Igawa. A moderação será feita pelo coordenador da Comissão Temática de Tecnologia da Abiquim e gerente de Tecnologia & Inovação da área de Especialidades Químicas da Braskem, Rafael Pellicciotta. 

O segundo dia terá a realização de três painéis: “A Química do CO2”, “Intensificação de Processos” e “Economia Circular: Desafios e Oportunidades para o Setor Químico”. 

“A Química do CO2” debaterá as tecnologias que possibilitam a limitação das emissões de gás carbônico, incluindo discussões sobre conversão, captura e armazenamento de CO2. Ele tem confirmada a participação da gerente de Gás, Energia e Desenvolvimento Sustentável da Petrobras, Viviana Coelho; do diretor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Claudio Mota; do professor do curso de Engenharia Química e coordenador do projeto de captura de CO2 da Faculdade SATC, Thiago Aquino; do gerente de Tecnologia e Inovação da BASF, Rony Sato; e do gerente de Relações Externas e Captura de Recursos da Solvay, Alessandro Rizzato. A moderação será feita pela pesquisadora do Laboratório de Catálise do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) Lucia Appel. 

“Intensificação de Processos” discutirá como unidades de pequena escala e menor custo de produção podem reduzir os riscos financeiros e os impactos ambientais dos projetos. O painel terá a participação do diretor de Pesquisa do Laboratório de Engenharia de Processos Catalíticos, da França, e doutor em Química Organometálica pela Universidade de Estrasburgo, Claude De Bellefon; do gerente de Projetos da Ehrfeld Process Technology, Marc-Oliver Piepenbrock; do fundador da Processium, Pascal Rousseaux; e do engenheiro químico com MBA pela COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sócio diretor do Grupo AS Resinas, Bernardo da Costa Monteiro Mello. A moderação será feita pelo coordenador de Engenharia de Processos do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos (SENAI CETIQT), João Bruno Valentim Bastos. 

“Economia Circular: Desafios e Oportunidades para o Setor Químico” trará modelos de processo produtivo sustentável, no qual o resíduo tem valor e pode ser transformado em novos produtos. O painel terá a participação do diretor-presidente da Fundação Espaço Eco, mantida pela BASF, Rodolfo Viana; da gerente de Sustentabilidade da Nestlé, Cristiani Vieira; e do fundador e CEO da Boomera, Guilherme Brammer. A moderação será da diretora de Reciclagem da Braskem, Fabiana Quiroga.

A programação do Seminário também terá as palestras “A Nova Era da Mobilidade Urbana”, que será feita pelo diretor da Boston Consulting Group, Regis Nieto, no primeiro dia do evento. No segundo dia será realizada a palestra “Estratégias para Inovar Conectando Indústria com o Ecossistema de Universidades e Startups”, pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rochel Lago; e pela coordenadora do Centro de Escalonamento de Tecnologias da UFMG, Maria Paula Duarte.

O “Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação 2019” tem o patrocínio das empresas Ambipar, Braskem, Croda, Elekeiroz, Elsevier, Rhodia Solvay, Umicore e Unipar. 

Clique aqui para fazer sua inscrição e ver a programação completa do Seminário.