APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Conselho Diretor da Abiquim se reúne com o Ministro Paulo Guedes

Terca-Feira, 22 de Outubro de 2019

Foto: Abiquim/Divulgação

Ministro Paulo Guedes recebe Conselho Diretor da Abiquim


O Ministro da Economia, Paulo Guedes, e o secretário especial do Ministro, Caio Megale, receberam no dia 18 de outubro, na representação administrativa do Ministério da Economia, no Rio de Janeiro, o presidente do Conselho Diretor da Abiquim, Marcos De Marchi (Elekeiroz); os vice-presidentes, Daniela Manique (Solvay), Roberto Noronha (Unigel); os conselheiros Eduardo Fujisawa (Sabic), Paulo Beltrão (Buckman), Paulo Cavalcanti (Carbonor) e Isaac Plachta (SIQUIRJ); o vice-presidente da BASF, Antonio Lacerda; o diretor da Braskem, Carlos Parente; o presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino; e a diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Marina Mattar.  

Os membros do Conselho elogiaram a criação do programa “Novo Mercado de Gás”, e enfatizaram a necessidade do setor, que utiliza o gás natural como matéria-prima e energia e é o maior consumidor do gás natural entre os segmentos industriais, ter acesso ao insumo a preços competitivos com o do mercado internacional, o que possibilitaria reduzir a ociosidade do setor, atualmente em 30%. Também foram apresentados e debatidos outros desafios enfrentados pelo setor químico brasileiro que prejudicam a competitividade da indústria, como por exemplo, entraves logísticos e burocráticos.   

O presidente do Conselho Diretor, Marcos De Marchi, apresentou os estudos “Desburocratize a Química”, que identificou 21 entraves para o crescimento do setor, divididos nos temas: meio ambiente, comércio exterior, segurança, saúde, segurança e higiene do trabalhador, logística e jurídico e tributário; e “Um Outro Futuro é Possível”, desenvolvido pela Deloitte e que lista 73 propostas de curto, médio e longo prazo, que não necessitam de subsídios ou isenções fiscais. 

Durante o encontro, também foi feito o convite ao ministro para o 24º Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ), que será realizado no dia 2 de dezembro, no Hotel Unique, na capital paulista. Na ocasião, o ministro prontamente aceitou o convite.