APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Painéis do Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação debaterão alternativas para aumentar a produção de forma sustentável

Segunda-Feira, 30 de Setembro de 2019


A quinta edição do “Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação” será realizada nos dias 30 e 31 de outubro, no Auditório do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos (SENAI CETIQT), localizado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro (RJ).

A programação do primeiro dia do Seminário terá o painel “Mobilidade e Eficiência Energética: Oportunidades e Desafios”, que discutirá como o setor químico pode contribuir para uma melhora da eficiência energética no transporte de carga. O painel terá a participação do gerente regional da Composite Materials da Solvay, Sergio Detoie; do gerente regional de Inovação e Transformação Digital da Maxion Structural Components, Marco Tulio Ricci; do gerente de engenharia de Produto e Inovação da Iveco, Alexandre Capelli; e da gerente de Desenvolvimento de Negócios da Braskem, Tatiana Emy Igawa. A moderação será feita pelo coordenador da Comissão Temática de Tecnologia da Abiquim e gerente de Tecnologia & Inovação da área de Especialidades Químicas da Braskem, Rafael Pellicciotta. 

O segundo dia terá a realização de três painéis: “A Química do CO2”, “Intensificação de Processos” e “Economia Circular: Desafios e Oportunidades para o Setor Químico”. 

O painel “A Química do CO2” debaterá as tecnologias que possibilitam a limitação das emissões de gás carbônico, incluindo discussões sobre conversão, captura e armazenamento de CO2. Ele tem confirmada a participação da gerente de Gás, Energia e Desenvolvimento Sustentável da Petrobras, Viviana Coelho; do diretor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Claudio Mota; do professor do curso de Engenharia Química e coordenador do projeto de captura de CO2 da Faculdade SATC, Thiago Aquino; do gerente de Tecnologia e Inovação da BASF, Rony Sato; e do gerente de Relações Externas e Captura de Recursos da Solvay, Alessandro Rizzato. A moderação será feita pela pesquisadora do Laboratório de Catálise do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) Lucia Appel. 

A programação seguirá com o painel “Intensificação de Processos”, que debaterá como unidades de pequena escala e menor custo de produção podem reduzir os riscos financeiros e os impactos ambientais dos projetos. O painel terá a participação do diretor de Pesquisa do Laboratório de Engenharia de Processos Catalíticos, da França, e doutor em Química Organometálica pela Universidade de Estrasburgo, Claude De Bellefon; do gerente de Projetos da Ehrfeld Process Technology, Marc-Oliver Piepenbrock; e do engenheiro químico com MBA pela COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sócio diretor do Grupo AS Resinas, Bernardo da Costa Monteiro Mello. A moderação será feita pelo coordenador de Engenharia de Processos do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos (SENAI CETIQT), João Bruno Valentim Bastos. 

O último painel será o “Economia Circular: Desafios e Oportunidades para o Setor Químico”, que debaterá modelos de processo produtivo sustentável, no qual o resíduo tem valor e pode ser transformado em novos produtos. O painel terá a participação do diretor-presidente da Fundação Espaço Eco, mantida pela BASF, Rodolfo Viana; da diretora de Reciclagem da Braskem, Fabiana Quiroga; da gerente de Sustentabilidade da Nestlé, Cristiani Vieira; e do fundador e CEO da Boomera, Guilherme Brammer. A moderação será feita pela consultora Fernanda Daltro, da Consultoria de Ideias Afins.

A programação do Seminário também terá as palestras “Mobilidade Urbana: Oportunidades e Desafios para o Setor Químico – Visão Mundo”, que será feita pelo diretor da Boston Consulting Group, Regis Nieto, no primeiro dia do evento, e “Estratégias para Inovar Conectando Indústria com o Ecossistema de Universidades e Startups”, do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rochel Lago; e da coordenadora do Centro de Escalonamento de Tecnologias da UFMG, Maria Paula Duarte, no dia 31 de outubro.

O “Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação 2019” tem o patrocínio das empresas Ambipar, Braskem, Croda, Elekeiroz, Rhodia Solvay, Umicore e Unipar. 

Clique aqui para fazer sua inscrição para o Seminário.