APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Comissão de Gases Medicinais da Abiquim participa do 1º encontro promovido pela Anvisa sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos

Segunda-Feira, 30 de Setembro de 2019

Foto: Abiquim/Divulgação

Primeiro Encontro de Boas Práticas de Fabricação (BPF)


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou, de 23 a 26 de setembro, na capital paulista, o Primeiro Encontro de Boas Práticas de Fabricação (BPF) de Medicamentos, que reuniu inspetores da vigilância sanitária, profissionais das indústrias farmacêutica e química, incluindo membros da Comissão Setorial de Gases Medicinais da Abiquim. O evento contou com a participação presencial de cerca de 300 pessoas e mais 1.000 acessos online.

A programação do encontro promoveu o diálogo entre os setores regulador e regulado em prol do aperfeiçoamento dos processos que contribuem para o acesso da população brasileira a medicamentos de qualidade. Esse encontro representa o novo marco regulatório das Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos no Brasil por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 301/2019, que dispõe sobre as Diretrizes Gerais de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos. O intuito é alinhar esta regulamentação com os guias adotados pelo PIC/s (Pharmaceutical Inspection Co-operation Scheme – Esquema de Cooperação de Inspeção Farmacêutica) formado por 47 países membros.

A programação contemplou esclarecimentos quanto às Instruções Normativas (IN), que complementam a RDC 301/2019, dentre elas a IN 38 (Gases Substâncias Ativas e Medicinais). 


Foto: Abiquim/Divulgação

Os membros da Comissão: César Fukuda, Tânia Perez; a coordenadora-executiva, Renata Souza, 

e as também integrantes da Comissão: Simone Pernambuco e Heloiza Wasilewski


Ainda foram realizadas apresentações sobre as Instruções Normativas: 35 (Medicamentos Estéreis), 36 (Medicamentos Biológicos), 37 (Radiofármacos), 39 (Medicamentos Fitoterápicos), 40 (Amostragem de matérias-primas e materiais de embalagens), 41 (Medicamentos Líquidos, Cremes ou Pomadas), 42 (Medicamentos Aerossóis Pressurizados), 43 (Sistemas Computadorizados utilizados na fabricação de medicamentos), 44 (Radiação Ionizante), 45 (Medicamentos Experimentais), 46 (Medicamentos hermoderivados), 47 (Atividades de qualificação e validação) e 48 (Amostras de Referência e de retenção). 

Mais informações sobre a Comissão Setorial de Gases Medicinais pelo e-mail: renata.souza@abiquim.org.br, com a coordenadora-executiva da Comissão, Renata Souza.