APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Comissão de Estudos de Adesivos do ABNT/CB-010 publica três normas revisadas

Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019

A Comissão de Estudo de Adesivos do CB-010 publicou três normas técnicas revisadas. No dia 27 de agosto, foi publicada a ABNT NBR 9908:2019 - Adesivos - Adesivo de base elastomérica - Determinação da força de adesão por cisalhamento; no dia 28, foram publicadas as normas ABNT NBR 9278:2019 - Adesivos e selantes - Determinação do tempo de escoamento - Método do fluxômetro de pressão; e a ABNT NBR 9684:2019 - Adesivos - Determinação do tempo em aberto. 

coordenador da Comissão de Estudo de Adesivos do CB-010, Wanderley da Costa, explica que a comissão tem a preocupação de manter as normas técnicas da ABNT atualizadas. “As normas precisam ser revisadas a cada cinco anos para adequar os requisitos à tecnologia disponível na fabricação dos produtos e também nos demais setores industriais que utilizam os adesivos e selantes”. 

A chefe de secretaria do Comitê Brasileiro de Química -CB-010, Renata Souza, afirma que as comissões do CB-010, que está no âmbito da Abiquim, além de cumprir a diretriz da ABNT, de manter o acervo atualizado, também tem o objetivo de garantir ao consumidor final produtos com qualidade e seguros. “Essas três normas ficaram disponíveis para consulta nacional por 60 dias para que todos pudessem colaborar na atualização dos documentos”, completa Renata.  

Mais informações sobre as normas revistas e o CB-010 podem ser obtidas com a secretária-executiva do comitê e assessora técnica da Abiquim, Renata Souza no e-mail: renata.souza@abiquim.org.br

Clique aqui para adquirir a norma ABNT NBR 9908:2019 - Adesivos - Adesivo de base elastomérica - Determinação da força de adesão por cisalhamento.

Clique aqui para adquirir a norma ABNT NBR 9278:2019 - Adesivos e selantes - Determinação do tempo de escoamento - Método do fluxômetro de pressão.

Clique aqui para adquirir a norma ABNT NBR 9684:2019 - Adesivos - Determinação do tempo em aberto.