APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Deputado Kim Kataguiri debate marco legal do licenciamento ambiental com representantes da Abiquim, Abipla e Abihpec

Terca-Feira, 16 de Julho de 2019

Fernando Tibau (Abiquim), Marina Mattar (Abiquim), o deputado Kim Kataguiri, 
João Carlos Basílio da Silva (Abihpec), Paulo Engler (Abipla) e Andrea Cunha (Abiquim)

O deputado Kim Kataguiri (DEM/SP), relator do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados sobre licenciamento ambiental, recebeu, no dia 10 de julho, representantes da Abiquim, da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), para debater as propostas do texto base do novo marco legal do licenciamento ambiental do País. 

Durante o encontro, os representantes das associações destacaram a necessidade de se modernizar os processos para a concessão do licenciamento ambiental no País e ressaltaram o trabalho já desenvolvido pelas empresas desses segmentos para aumentar a sustentabilidade e reduzir o impacto de suas operações. 

A Abiquim foi representada pela diretora de Assuntos Técnicos, Andrea Cunha; pela diretora de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade, Marina Mattar; pelo gerente de Inovação e Assuntos Regulatórios, Fernando Tibau; e pela assessora de Relações Institucionais, Lidiane Soares, que além de apresentarem o setor ao parlamentar, destacaram que as empresas associadas à Abiquim adotam o Programação Atuação Responsável®, que visa a melhoria contínua em saúde, segurança e meio ambiente. 

A diretora da Abiquim, Andrea Cunha, pontuou a preocupação com a oneração da cadeia produtiva e a necessidade de que o marco legal considere a racionalização de esforços por parte tanto da indústria quanto do governo. Já a diretora Marina Mattar destacou que o texto representa um substancial avanço na aceleração dos licenciamentos ambientais, que hoje são um grave entrave burocrático prejudicando a competitividade e os investimentos do setor industrial brasileiro. O gerente Fernando Tibau ressaltou a importância de padronização a nível federal dos prazos de validade das licenças.  

A Abipla foi representada por seu diretor-executivo, Paulo Engler; e a Abihpec pelo presidente-executivo, João Carlos Basílio da Silva.