APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Frente Parlamentar da Química realiza ato de lançamento da Exposição sobre Gás Natural na Câmara dos Deputados

Terca-Feira, 18 de Junho de 2019

Foto: FPQuímica/Divulgação 

Conselheiros da Abiquim e Membros da Frente Parlamentar da Química na cerimônia de abertura da exposição 

“Gás Natural: a chave para a retomada do crescimento econômico e geração de emprego”


A Frente Parlamentar da Química realizou, no dia 12 de junho, a cerimônia de lançamento da exposição “Gás Natural: a chave para a retomada do crescimento econômico e geração de emprego”. O evento que também foi marcado pela celebração do Dia do Química (18 de junho) reuniu parlamentares, autoridades do governo federal e representantes do setor produtivo.

Foto: FPQuímica/Divulgação

O presidente da FPQuímica, deputado Alex Manente (Cidadania/SP)

Na abertura, o presidente da FPQuímica, deputado Alex Manente (Cidadania/SP), destacou a importância do gás natural para o setor. O parlamentar afirmou que o evento marca o início "da luta, em conjunto com o governo federal, para que o gás natural se torne uma matéria-prima barata para nossa indústria química".

Foto: FPQuímica/Divulgação

O secretário Especial do Ministério da Economia, Carlos Alexandre Da Costa

O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Alexandre Da Costa, iniciou sua fala elogiando a atuação da Abiquim e da Frente Parlamentar da Química. Carlos Da Costa destacou que o governo trabalha intensamente para estabelecer um novo momento para o mercado de Gás Natural, considerando "inadmissível" que o Brasil - com a abundância de recursos naturais - tenha preços tão mais elevados que a Europa ou EUA por ineficiências na cadeia. Afirmou que precisamos reconstruir a indústria química em bases competitivas e promova um "boom nos investimentos", ressaltando o poder propagador da química para o restante da economia.

Foto: FPQuímica/Divulgação

A diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Symone Christina Araújo

A diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Symone Christina Araújo, reafirmou o compromisso de seu Ministério, do CADE e da ANP com a "construção de um mercado de gás aberto, dinâmico e competitivo". Ela destacou o papel desta matéria-prima como fator de competitividade do setor químico e reindustrialização do País. Por fim, apresentou o compromisso do ministro Bento Albuquerque de apresentar "até o final do mês de junho" as medidas para fazer uma "transição célere e segura" para o novo mercado de gás.

Foto: FPQuímica/Divulgação


O presidente da Unigel e conselheiro da Abiquim, Roberto Noronha


O presidente da Unigel e conselheiro da Abiquim, Roberto Noronha, destacou que as medidas para aproveitar melhor o Gás Natural brasileiro são essenciais para garantir novos investimentos no País, fazendo uma analogia com o processo vivido pela indústria química americana. Por fim, pediu agilidade nas mudanças, afirmando que "o Brasil tem pressa" e a indústria não pode mais esperar.

Já o presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, afirmou que a Frente Parlamentar tem sido fundamental ao estimular o diálogo. “Esta temática, o gás natural, é importante não só para a indústria química, mas também para toda a indústria brasileira. Hoje se calcula que a maior parte da energia gerada no mundo seja do gás natural e a indústria química é o setor que mais consome o gás natural, consome tanto como matéria-prima como para geração de energia”, afirmou.

O deputado Alex Manente fez o discurso de encerramento lembrando das grandes responsabilidades da sociedade. "O Brasil precisa engrenar seus investimentos" e cultivar sintonias para aprovar as reformas da Previdência e Tributária. Concordando com Roberto Noronha, afirmou que "o Brasil pede pressa sim, pede pressa de todos os seus atores, da sociedade civil organizada e do poder público cumprirem agendas para a retomada da nossa produção", assim como o Gás Natural.

Além das autoridades já mencionadas, estiveram presentes o deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), vice-presidente da Região Sudeste; e os deputados coordenadores temáticos da Frente, Alexis Fonteyne (Novo/SP), de Químicos para Construção; Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), de Fertilizantes; Evair de Melo (PP/ES),de Água;  Lucas Redecker (PSDB/RS), de Gás; João Roma (PRB/BA) e Márcio Alvino (PL/SP); a conselheira Suely Abrahão Schuh, representando o Conselho Federal de Química; o 1º secretário do Conselho Regional de Química da 4ª Região, o engenheiro Lauro Pereira Dias;  o sócio-diretor da Carbonor, Paulo França Cavalcanti; o presidente da Ingevity, Alexandre Castanho; e a diretora de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da Abiquim e coordenadora-executiva da FPQuímica, Marina Mattar. 

O estande da FPquímica está disponível para visitação no Espaço Mário Covas, no anexo II da Câmara dos Deputados, até o dia 21 de junho.

Para mais informações sobre a exposição, entre em contato pelo e-mail: fpquimica@fpquimica.org.br.