APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Secretário Especial Carlos Alexandre da Costa enfatiza a necessidade de diálogo com o setor produtivo e menor interferência do Estado

Terca-Feira, 15 de Janeiro de 2019

O presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, o conselheiro Anibal do Vale, o secretário Carlos Alexandre da Costa, o conselheiro José Luis Gonçalves de Almeida, e a diretora da Abiquim, Marina Mattar
Foto: Abiquim/Divulgação


O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, Carlos Alexandre da Costa, recebeu o setor produtivo brasileiro em cerimônia realizada no dia 8 de janeiro no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Em seu discurso, o secretário afirmou que sua gestão vai ser embasada no diálogo com o setor produtivo para aumentar o desenvolvimento econômico do País e que não serão discutidos temas como subsídio, proteção e mais gastos públicos. 

Na visão do secretário, o Estado precisa ser menor e interferir menos na economia, possibilitando que o setor produtivo se desenvolva de forma mais próspera.  A gestão da secretaria terá como foco: “aumentar a produtividade brasileira, que infelizmente caiu nas últimas décadas. Gerar empregos. Fazer com que essa tragédia social, com 26 milhões de pessoas desempregadas, desalentadas ou subempregadas, seja resolvida de uma vez por todas. E tornar a nossa economia mais competitiva. Livrar as nossas empresas das amarras e das bolas de ferro que ainda dificultam a geração de valor em nosso País”, afirmou.

O secretário também explicou que é preciso eliminar as barreiras à competitividade do País e retomar a vocação que o Brasil já teve como o da liderança e da inovação global. 

Além de Carlos Alexandre da Costa, a estrutura da Sepec é composta pelo secretário Adjunto, Igor Calvet; o secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade, César Mattos; o secretário de Desenvolvimento de Infraestrutura, Diogo Mac Cord; o secretário de Políticas Públicas para o Emprego, Fernando de Holanda Barbosa Filho; e o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, Caio Megale. O secretário anunciou a permanência de Guto Ferreira na presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); e a indicação do Coronel Alfredo Menezes, que terá a missão de reconstruir a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus); a administradora Ângela Flores Furtado, para a presidência do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); e o professor Claudio Furtado que será o presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A Abiquim foi uma das entidades setoriais que participaram da cerimônia e foi representada pelos conselheiros da associação Aníbal do Vale e José Luis Gonçalves de Almeida, por seu presidente-executivo, Fernando Figueiredo, e pela diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Marina Mattar.