APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Pela primeira vez, estudantes brasileiros ganham medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Química

Segunda-Feira, 06 de Agosto de 2018


(Estudantes recebem medalhas na 50ª Olimpíada Internacional de Química;
com a bandeira do Brasil, o estudante Vinícius Figueira Armelin)


A 50ª Olimpíada Internacional de Química terminou com fato histórico: estudantes brasileiros conseguiram, pela primeira vez, medalhas de ouro. Nesta edição do evento, realizada entre 19 e 28 de julho deste ano, nas cidades de Bratislava, na Eslováquia, e Praga, na República Tcheca, Vinícius Figueira Armelin e Ivna Ferreira Lima, de 17 e 16 anos, trouxeram para o Brasil as medalhas douradas. O destaque foi garantido também graças a João Victor Moreira Pimentel, de 16 anos, e Orisvaldo Salviano Neto, de 17, que levaram prata e bronze, respectivamente – dando continuidade à representatividade brasileira já tradicional ao longo dos anos na premiação.

Os adolescentes faziam parte de um grupo de 304 estudantes de ensino médio, de 76 países, e passaram por uma série de avaliações. Três temas compuseram testes práticos – análise química de água mineralizada; cinética química e composto orgânico. Já a prova teórica contou com oito enunciados dispostos ao longo de 54 páginas. Cada avaliação teve duração média de cinco horas.

Para Vinícius, a sensação da vitória já é conhecida. Em julho de 2017, o estudante paulista obteve o primeiro lugar na Olímpiada de Química do Estado de S. Paulo (OQSP) – premiação que lhe concedeu homenagens na 22ª edição do Encontro Nacional da Indústria Química (Enaiq), evento da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Na cerimônia, Vinícius recebeu também uma medalha por seu notório desempenho.