Grupo Ambipar
SESSÕES
Abiquim > comissão > Missão, visão e objetivos
Missão, visão e objetivos

Assuntos Aduaneiros e Facilitação de Comércio Exterior

Missão

Representar os interesses das empresas associadas quanto a ações públicas e privadas voltadas ao aperfeiçoamento das operações e procedimentos de comércio exterior, visando eliminar entraves às empresas químicas por meio de propostas de medidas necessárias para melhoria contínua do quadro normativo e da sistemática do comércio exterior brasileiro.

Visão

Objetivo

Acompanhar e propor alterações na legislação e nos procedimentos de comércio exterior que afetem o comércio exterior do setor químico.  

Analisar os entraves legais e/ou medidas administrativas que possam, de alguma forma, prejudicar, onerar ou retardar a exportação e importação de produtos químicos.  

Discutir os assuntos operacionais de comércio exterior visando sua melhor adequação às operações da indústria química.  

Criar subgrupos para estudo de assuntos específicos, estabelecendo objetivos a serem alcançados e prazo de duração dos trabalhos.

Reativar agenda permanente de visitas técnicas para a verificação da atuação dos diversos sistemas e recintos aduaneiros do país, de interesse para as empresas do setor. 

Subsidiar, esclarecer, alertar, aconselhar e direcionar as ações da ABIQUIM nos assuntos referentes às operações e procedimentos de comércio exterior.  

Preparar seminários e workshops sobre assuntos relacionados ao comércio exterior de produtos químicos.  

Propor programas de treinamento e capacitação em temas de comércio exterior e de interesse da indústria química.  

Buscar aproximação contínua com os órgãos intervenientes no comércio exterior, promovendo palestras e reuniões periódicas.