English

O Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação 2014 terá como objetivo a promoção da inovação tecnológica como fator estratégico para a competitividade do segmento químico.

8 e 9 de setembro
Hotel Sheraton Rio de Janeiro - RJ


O Evento

O Evento

Nos últimos 30 anos, o Brasil consolidou sua capacidade de geração de conhecimento científico e passou a figurar na 13ª posição em publicação científica. No entanto, a transformação deste conhecimento em tecnologia, bens ou serviços para a sociedade ainda tem que evoluir.

O mercado consumidor brasileiro é atrativo e o consumo crescente, porém empresas brasileiras têm diminuído sua participação no mercado. Parte do consumo é atendida por produtos e serviços importados de maior nível tecnológico e valor agregado. Dessa forma, a indústria química brasileira, fortemente envolvida com o setor de inovação no país, entende a importância do debate.

Com o objetivo de promover a inovação tecnológica como fator estratégico para a competitividade do setor, a Abiquim organiza bianualmente o Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação. O evento, a ser realizado nos dias 8 e 9 de setembro de 2014, tratará de temas como:

Esta é a oportunidade da realização de um evento de inovação voltado para o setor químico, envolvendo toda a cadeia como também os diversos parceiros que viabilizam a inovação no Brasil. O fortalecimento da parceria entre academia, governo e indústria é fundamental para a consolidação de um ambiente favorável à inovação.

Local e data

Dias 8 e 9 de setembro

Sheraton Rio Hotel & Resort Avenida Niemeyer 121, Leblon Rio de Janeiro - RJ 22450-220

Local e data

Programação

8 de setembro
9 de setembro

{{p.hora}} / {{p.titulo[idioma].texto}}

{{p.hora}} / {{p.titulo[idioma].texto}}+
  • {{p.descricao[idioma].texto}}
  • {{pessoa.nome}} {{pessoa.cargo[idioma].texto}}

Seja um patrocinador

Este evento reúne gestores e profissionais das áreas de P,D&I e de novos negócios de toda a cadeia da indústria química, além de pesquisadores das principais universidades e centros de pesquisa brasileiros.


Também participam representantes do governo nas esferas Federal e Estadual como: Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior, Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Brasileira de Inovação (FINEP), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), entre outros.


O seminário também contará com representantes de entidades industriais, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Federações de Indústria e demais associações da cadeia química.


{{p.pergunta}} +

{{r.texto}}

Notícias

Seminário de Tecnologia 2014 debaterá inovações para o desenvolvimento sustentável da indústria química brasileira

Com o objetivo de promover a inovação tecnológica como fator estratégico para a competitividade da indústria química brasileira, será realizado, nos dias 8 e 9 de setembro de 2014, o Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação. Único evento de tecnologia do setor no Brasil, o seminário visa o desenvolvimento do setor dentro de um ambiente sustentável, de geração do conhecimento e de aumento do emprego de alta qualidade no País.

Entre os temas que serão debatidos estão as políticas públicas de fomento à inovação industrial, biotecnologia industrial, química verde, produtividade e competitividade e química para o pré-sal. O evento reunirá gestores e profissionais das áreas de P,D&I e de novos negócios de toda a cadeia da indústria química e pesquisadores das principais universidades e centros de pesquisa brasileiros. Também participarão representantes do governo nas esferas Federal e Estadual, além de membros de entidades industriais.

O Seminário de Tecnologia é uma iniciativa da Comissão de Tecnologia da Abiquim e conta com o apoio institucional da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), da BE-Basic Foundation e da Dechema, e com o patrocínio do Senai – Departamento Nacional, da Braskem e da Oxiteno.

Apresentações

Clique e faça download da apresentação que deseja!

Apresentações 08 de Setembro 2014

PDF Ernst-Jan Bakker

PDF Gerson Pinto

PDF Gustavo Morais

PDF Jefferson Gomes

PDF Kurt Wagemann

PDF Manoel Lisboa da Silva Neto

PDF Maria Luisa Leal

PDF Martim Francisco

PDF Rui Goerck

Apresentações 09 de Setembro 2014

PDF Alfred Szwarc

PDF André Krell

PDF Celso Fiori

PDF Eduardo Falabella

PDF Felipe Pereira

PDF Paulo Coutinho

PDF Pedro Luiz Fernandes

PDF Rafaela Di Sabatto Guerrante/a>

PDF Stephanie Batchelor

PDF Thiago Lobão

PDF Willi Meier

Fale Conosco

Sua mensagem foi enviado com sucesso!
Em breve entraremos em contato.
Não foi possível enviar o contato, por favor tente novamente...
Nome Esta informação é obrigatória...
E-mail E-mail em branco ou inválido...
Telefone
Mensagem Esta informação é obrigatória...