APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Programas > Sistema de Gestão do Atuação Responsável
Sistema de Gestão do Atuação Responsável

O Programa Atuação Responsável® é parte essencial na Missão da Abiquim de contribuir para a promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável da indústria química instalada no País. A ferramenta de implementação do Atuação Responsável é o seu Sistema de Gestão, descrito no documento Requisitos do Sistema de Gestão, publicado em dezembro de 2011 e reafirma o compromisso assumido pela indústria química brasileira, a partir de abril de 1992, em atender os elementos chaves do Responsible Care Global Charter do The International Council of Chemical Associations (ICCA) de 2006.

O Manual do Sistema de Gestão do Atuação Responsável estabelece os Elementos e Requisitos do Sistema , bem como quais são as bases que possibilitam o seu gerenciamento fornecendo as empresas uma ferramenta que permitirá desenvolver, de maneira simples, objetiva e efetiva os temas relacionados à saúde, à segurança e ao meio ambiente considerando os processos, produtos, instalações e serviços.

Constituído de 10 Elementos, desdobrados em 28 Requisitos, quando incorporados ao sistema de gestão da empresa - considerando sua estrutura e sua cultura - permitirão o atendimento ao Programa de forma eficaz e comprovável.

Organizado seguindo a ferramenta de gestão PDCA (Planejar - Executar - Monitorar – Analisar), o processo de gestão inicia-se com a assinatura, pelo principal executivo da empresa, de uma “Declaração de Comprometimento” um “Termo de Adesão” e a Nomeação de Coordenador para o Programa, , afirmando assim seu apoio às ações do Programa Atuação Responsável. O processo é finalizado com uma auditoria no sistema implementado.

Com a implementação do Programa Atuação Responsável, a empresa ampliará o conhecimento e aperfeiçoará as ações relacionadas à saúde, à segurança e ao meio ambiente, disseminará os princípios do Programa na cadeia de valor e atenderá as expectativas das partes interessadas.