APOIO:

ANUNCIE

AQUI

home > cursos > curso
CURSO
De 30 de Outubro de 2017 a 31 de Outubro de 2017
Curso Avançado de Capacitação em Petroquímica
Área
Área Econômica
Horário
das 8h30 às 17h30
Carga horária
16
Local
Sede da Abiquim - Av. Chedid Jafet, 222 Bl. C - 4º andar São Paulo - SP.
VER MAPA DO LOCAL
Investimento

Objetivo

O Curso Avançado de Capacitação em Petroquímica está focado no desenvolvimento de estudos e análises de projetos - preparação de EVTE’s (Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica). Agrega valor ao conhecimento, porque permite uma visão tecnológica, econômica e financeira em complementação aos conceitos básicos necessários ao melhor entendimento da dinâmica do setor químico.

Pré requisitos

Programa

1. Características da Indústria Química / Petroquímica
Conceitos e definições, a relevância da Química no contexto industrial dos países, globalização, a visão internacional, inovação, tecnologia e competitividade.

2. Mercado
Definições importantes, vantagens competitivas, bases para o estudo de mercado, cenários do Brasil e do mundo, balança comercial, projeções, balanços oferta x demanda, mecanismos de formação de preços.

3. Matérias-primas (não renováveis e renováveis)
A relevância da matéria-prima, a identificação e descrição das matérias-primas convencionais e não convencionais, renováveis e não renováveis, biorrefinarias, biologia sintética, custos de produção de óleo e gás, cenário brasileiro de matérias-primas.

4. Custos de produção e comercialização
A importância da correta identificação a apropriação dos custos, critérios gerais de classificação dos custos de produção e de comercialização (incluindo atendimento ao cliente, desenvolvimento de produto, detalhamento e análise dos custos de uma empresa.

5. Estimativas de investimentos e EVTE
a. Tecnologia: visão rápida sobre tecnologia em petroquímica e sua contratação, com distribuição de material didático para consulta
b. Estimativa de investimento: conceitos e definições, níveis de precisão, abertura do investimento, limites de bateria, preços constantes e preços correntes, estimativa simplificada do investimento fixo com base em dados de literatura, fator de escala, "six tenths factor", fator de nacionalização, impostos, curvas "S", cronogramas, capital de giro. Informações gerais sobre financiamento, suas modalidades e características, garantias e custos.
c. EVTE (Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica): metodologia de um EVTE, metodologia e regras básicas de estruturação dos dados para fluxo de caixa, separação e integração dos períodos de investimentos e de operação, análise do projeto, riscos do projeto e análise de sensibilidade, avaliação econômica e avaliação financeira, avaliação com base na TIR e outros índices, demonstrativo dos resultados. Apresentação de uma planilha Excel integrada e com simuladores, como exemplo de ferramenta, a distribuir pelos alunos.

6. Atividade do Brasil em relação aos outros países
a. Estudo do BNDES
b. As políticas que outros países já fizeram e por que fizeram
c. Potencial de substituição de importações brasileiras de químicos
d. O efeito positivo na cadeia química e no desenvolvimento brasileiro
e. A contribuição da química para a sustentabilidade
f. O uso do Pré-Sal como fator de estímulo