"Processos e Produtos Seguros”
Apresentações dia 21

8h00
Recepção e Café
8h30
Boas-vindas e abertura
9h00
Mensagem de abertura: O valor presente e futuro do Atuação Responsável

Mário Cilento: Diretor-Presidente da Carbocloro; membro do Conselho Diretor da Abiquim e Coordenador da Comissão Executiva do Atuação Responsável.

A introdução do Responsible Care no mundo e, particularmente no Brasil, tem propiciado melhor gestão no setor químico, com resultados positivos no desempenho nas dimensões saúde, segurança e meio ambiente ligadas aos seus processos e produtos. No entanto, mostrar o valor do Programa Atuação Responsável para a própria indústria, o mercado e outras partes interessadas continua sendo um grande desafio.
Vamos conhecer os principais aspectos do planejamento estratégico 2010–2020 para o Atuação Responsável, que está sendo desenvolvido para suportar o “Pacto Nacional da Indústria Química” proposto pela Abiquim, os resultados de indicadores de desempenho anuais coletados junto às associadas e as novidades para o ano de 2010; enfim, o que vem sendo feito para demonstrar e continuamente aumentar o valor do Programa.

9h30
Lançamento do novo Prêmio Atuação Responsável.

Marcelo Kós Silveira Campos: Diretor Técnico de Assuntos Industriais e Regulatórios da Abiquim

É importante reconhecer publicamente as empresas associadas à Abiquim que se destacam na implementação do Atuação Responsável, e com isso, conseguem bom desempenho.
Serão apresentados os objetivos e critérios para o novo Prêmio, que passará a ser conferido a partir de 2011, na próxima edição do Congresso de Atuação Responsável.

9h45
Palestra - Segurança em processos e produtos químicos: um requisito para atingir o Desenvolvimento Sustentável

Arab Hoballah: Chefe, Setor de Consumo e Produção Sustentáveis, Divisão de Tecnologia, Indústria e Economia, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA

Desde sua criação, em 1972, o PNUMA tem desempenhado papel vital ao discutir e prover respostas para os mais relevantes assuntos ambientais em âmbito global. Na área química não é diferente: o PNUMA liderou a preparação das Convenções de Roterdã e Estocolmo, também está liderando as negociações para a implementação da Abordagem Estratégica para a Gestão Internacional de Substâncias Químicas – SAICM, desenvolve importante trabalho na aplicação do Programa de Alerta e Preparação para Emergências em Nível Local – APELL, na promoção do debate no processo de Marrakesh sobre padrões sustentáveis de consumo e produção e, agora, no desenvolvimento do seu novo programa de Produção Responsável.

Ouviremos da Divisão do PNUMA responsável por tratar dos temas químicos e da indústria as visões desta organização internacional sobre como a segurança química evoluirá até 2020, o papel da indústria química e de outros interessados na SAICM e o que mais precisa ser feito para permitir que a Química seja uma verdadeira contribuidora e provedora de soluções voltadas a suportar o desenvolvimento sustentável.

11h00
Mesa-redonda: A Segurança Química do “berço ao berço”.

Gregory Bond: Diretor Corporativo de Responsabilidade de Produto, Dow e Co-coordenador do Grupo de Política Química e Saúde do Conselho Internacional das Associações da Indústria Química – ICCA/CP&H
Sergia de Souza Oliveira: Ministério do Meio Ambiente – MMA
Craig Simpson - Steptoe & Johnson LLP
Anthony Wong: Médico Toxicologista, membro do Conselho Consultivo Nacional da Abiquim
Marcelo Kós Silveira Campos: Diretor Técnico de Assuntos Industriais e Regulatórios da Abiquim

Possuir e oferecer processos e produtos seguros, que minimizem impactos tanto para pessoas como para o ambiente, atendendo à chamada meta de 2020, e por que não dizer, atendendo também ao REACH da União Européia e outras legislações que começam a proliferar no mundo, é, quase com certeza, o maior desafio já apresentado a todos os que militam na Química, desde o estágio de desenvolvimento de ciência e tecnologia até o fim da vida útil dos produtos.
Vamos debater o tema com profissionais que estão na linha de frente em áreas estratégicas da segurança química na indústria e fora dela, para entender as consequências para o setor químico e suas cadeias de valor, tanto hoje como nos próximos anos.

14h00
Mesa-redonda: A segurança de processos em 2020

Américo Diniz Carvalho Neto: Líder Corporativo de Gestão de Riscos, Braskem, e coordenador da Comissão Técnica do Atuação Responsável
Brian Rains: Líder Global de Gerenciamento de Segurança de Processos, Du Pont
Kenan Stevick: Líder Global de Gerenciamento de Segurança de Processos, Dow
Peter G. Schmelzer: Líder Global de Gerenciamento de Segurança de Processos, Bayer
Scott Berger: Diretor do Centro para Segurança de Processos Químicos – CCPS (Moderador)

A segurança de processos envolvendo substâncias químicas perigosas evoluiu profundamente nas últimas duas décadas, no Brasil e no mundo, trazendo como resultado a redução nos acidentes industriais nos setores com processos de alto risco, gerando aumento da confiabilidade operacional e melhores condições de competitividade.
Vamos debater o que reserva o futuro; como deverá continuar evoluindo a segurança de processos nos setores que já a usam e como ela deverá ser aplicada em cadeias de valor que lidam com produtos de risco.

16h00
Mesa-redonda: As mudanças climáticas e as mudanças na indústria

Jorge Soto: Diretor de Desenvolvimento Sustentável - Braskem

Os resultados da décima quinta Conferência das Partes (COP 15) da Convenção de Clima, ocorrida em Copenhagem, as negociações para a COP 16, no México, a Política Nacional de Mudanças Climáticas e as legislações estaduais ligadas ao tema têm enorme influência no ambiente, não apenas o físico, mas também o empresarial. A indústria, em particular a química, tem agido de modo a reduzir sua “pegada de carbono” e está participando ativamente dos processos de discussão nacionais e internacionais ligados à mitigação das mudanças climáticas.
Vamos conhecer as posições da indústria e do Governo, e ações estão sendo tomadas pelo setor químico para contribuir com a mitigação de emissões de gases de efeito estufa.

17h30
Coquetel e abertura da Feira

Voltar ao topo

"Processos e Produtos Seguros”
Apresentações dia 22

Seminários do Congresso de Atuação Responsável
8h30 SALA A
Parceiros
A implementação do AR para empresas Parceiras e a Sustentabilidade
Célio Alexandre de Matos: Concórdia Transportes

Motorista Socialmente Responsável
Thiago Macedo Albuquerque - Instituto Cuidando do Futuro – ICF
SALA B
Saúde e Segurança no Trabalho
Indicadores da indústria química / Taxa de Frequênci de acidentes com afastamento - TFAAT
Clayton Schultz – Braskem – Coordenador da comissão de SSHT

Programas de segurança comportamental
Claudia Batalha Oliveira Lima – BST Solutions
SALA C
Meio Ambiente
Reúso, cobrança e estudo de caso - Água
Anícia Pio - FIESP
Cassio Vetrenka - Elekeiroz

Produção mais Limpa P+L na Indústria Química
Luiz Carlos Marques - Elekeiroz

Emissão de gases de efeito estufa na Indústria Química
Obdúlio Fanti - Abiquim
10h30 SALA A
Transporte
Sistema de Avaliação de Transportadoras no MERCOSUL SASSMAQ – Sistema de avaliação de segurança, saúde e meio ambiente: ações e resultados

Douglas Tavares de Araujo: Coordenador da comissão de transportes da Abiquim
Hector Benavidez - Camara da Indústria Química y Petroquímica - CIQyP
Ruben Eduardo Ruocco - Cámara Automotor Argentina del Transporte de Materiales y Residuos Peligrosos CATAMP
Fernando Reineck - Associacion Gremial de Industriales Químicos de Chile - ASIQUIM

Prêmio Abiquim para Transportadores Parceiros
SALA B
Saúde e Segurança no Trabalho
Novos indicadores de SSHT
Dra. Maria Lúcia Gribel Bechara - Dow

O futuro da Ergonomia
Marcio Moreira - PRODERG
SALA C
Meio Ambiente
Métricas de Sustentabilidade Ambiental do Atuação Responsável
Roberta Bruno - Monsanto
13h30 SALA A
Gestão de Produtos
Estratégia Global de Produtos do ICCA – GPS
Gregory Bond: Diretor Corporativo de Responsabilidade de Produto, Dow, e Co-coordenador do Grupo de Política Química e Saúde do Conselho Internacional das Associações da Indústria Química – ICCA/CP&H
SALA B
Gestão da Dimensão Social do Atuação Responsável
A Dimensão Social no Atuação Responsável:
Abrangência, ações, importância social dos produtos

Luiz Bento: Bento Avaliação de Riscos, consultor da Abiquim

A Comissão da Dimensão Social do AR: estrutura, missão, objetivos e programa de trabalho
Margareth Haubrich: Innova

O que é a Dimensão Social - Evolução
Cristina Fernandes: White Martins
SALA C
Proteção Empresarial
A cultura da Proteção Empresarial nas empresas, seu desenvolvimento na Abiquim e o Atuação Responsável
Marcelo Leonardi: BASF

Programas de Estado para proteção empresarial em áreas sensíveis
Sérgio Antonio Frazão Araújo: Coordenador Geral de Bens Sensíveis, Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT
Valéria Siqueira Knorr e Aline Moraes - Oficiais de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência, ABIN
16h30 SALA A
Gestão de Produtos
O Estágio atual da implementação do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Substâncias Químicas – GHS, no Brasil e na Europa

Hearle Vieira Calvão - GT-GHS-Brasil, Analista de Comércio Exterior do MDIC
SALA B
Gestão da Dimensão Social do Atuação Responsável
Pesquisa de Responsabilidade Social Empresarial
Obdulio Fanti: Assessor de Assuntos Industriais, Abiquim

Casos práticos da execução e do VerificAR e seus resultados

Ricardo Rodrigues: White Martins
Arturo Rodriguez: Bayer
Fernão Silveira: Dow
Valdir Caobianco - Fosfértil
SALA C
Tema
 
18h30 Encerramento 2º dia

Voltar ao topo

"Processos e Produtos Seguros”
Apresentações dia 23

Seminários do Congresso de Atuação Responsável
8h30 SALA A
Diálogo com a Comunidade
Sustentabilidade, a contribuição da sociedade – exemplos práticos

Apresentações de Conselhos Comunitários Consultivos


Basf Demarchi
Basf Guaratinguetá
Carbocloro
SALA B
PreparAR
O PreparAR hoje e no futuro
Marcelo Kós Silveira Campos: Abiquim

Representantes das empresas participantes do “projeto piloto”
Eloy P. Silva: Sintequímica
Vera Barreto: Promax
Lilian Sulakov: Metal Chek
William dos Santos: Lumen Química
Carla Roso: Amino Química
10h30 SALA A
Diálogo com a Comunidade
Sustentabilidade, a contribuição da sociedade – exemplos práticos
Apresentações de Conselhos Comunitários Consultivos

SALA B
Atendimento a Emergências
A prestação de serviços no atendimento a emergências e o Programa Atuação Responsável
Everton Ferreira: Bayer

Gestão da emergência do terremoto no Chile


Gestão da emergência no transport
e

13h30

Voltar ao topo