APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Comissão Setorial de Insumos para Borracha da Abiquim recebe Sindipeças para apresentação sobre o Programa Rota 2030

Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019

Crédito: Abiquim/Divulgação

Comissão Setorial de Insumos para Borracha recebeu o coordenador técnico do Sindipeças, Guilherme Guelfi


A Comissão Setorial de Insumos para Borracha (Cobor) da Abiquim recebeu, no dia 8 de novembro, o coordenador técnico do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Guilherme Guelfi, que apresentou o Programa Rota 2030 aos membros da comissão e também aos representantes da Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha (ABIARB)/Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha e da Reforma de Pneus no Estado de São Paulo (Sindibor) e da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

O programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento do setor automotivo no Brasil e prover ferramentas que possibilitem ampliar a inserção global da indústria automotiva brasileira, por meio da exportação de veículos e autopeças. 

Como forma de promover a inserção global da indústria automotiva nacional, incluindo os fabricantes de pneus, o programa concederá benefício tributário às empresas que investirem em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Os percentuais mínimos de investimento em P&D vão de 0,85% a 1,20% da receita bruta total da venda de bens e serviços relacionados aos produtos automotivos. As empresas poderão deduzir do Imposto de Renda – Pessoa Jurídica (IPRJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) devidos, proporcional ao volume de dispêndios realizados no País. 

O coordenador do Sindipeças também apresentou informações sobre as instituições credenciadas pelo Ministério da Economia para receber investimentos provenientes do Ex-tarifário para o desenvolvimento de programas que promovam o desenvolvimento da indústria local como o BNDES, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a Fundação do Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e o Senai.Esses programas podem ser utilizados por montadoras e fabricantes de auto peças, incluindo pneus, que importam componentes e peças que não são fabricadas no Brasil. 

Mais informações com a coordenadora-executiva da Comissão Setorial de Insumos para Borracha, Aline Caldas Bressan pelo e-mail aline.bressan@abiquim.org.br