APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Dia Mundial da Normalização reconhece a importância das normas técnicas para promover qualidade e segurança dos produtos

Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2019


O Dia Mundial da Normalização é celebrado em 14 de outubro, como forma de prestar reconhecimento a todos aqueles que, voluntariamente, oferecem seus reconhecimentos para promover a qualidade e a segurança de produtos, processos e serviços, por meio de normas técnicas.

A data foi estabelecida em 1970 e é celebrada no Brasil desde 1998. Todos os anos a International Organization for Standardization (ISO), a International Telecomunication Union (ITU) e a International Electrotechnical Commission (IEC), definem um tema para celebrar a data. Este ano o tema é “Normas de vídeo criam um cenário global”, e foi escolhido pois os avanços na tecnologia de vídeo estão mudando o mundo e revolucionam o entretenimento, conectam a família e amigos ao redor do mundo, além de permitir melhorias na medicina e na educação.

A normalização dos algoritmos de compressão de vídeo, trabalho realizado pela IEC, ISO e ITU ganhou dois “Primetime Emmy Awards”, premiação concedida pela Academia de Artes & Ciências Televisivas dos Estados Unidos.

A normalização do setor químico no Brasil é de responsabilidade do Comitê Brasileiro de Química (CB-010), que desde 1994 é sediado pela Abiquim em parceria com a ABNT. Atualmente o CB-010 possui 101 normas técnicas publicadas e está em constante desenvolvimento de outras novas, principalmente em parceria com as Comissões Setoriais da Abiquim.


Foto: Abiquim/Divulgação

A chefe de secretaria do Comitê Brasileiro de Química (CB-010), Renata Souza


Segundo a chefe de secretaria do Comitê Brasileiro de Química (CB-010) e assessora de Comissões Setoriais e Normas Técnicas da Abiquim, Renata Souza, as normas técnicas promovem meios de comunicação confiáveis, benefícios e eficiência, além de assegurar que os conceitos sejam compreendidos por todos. “O CB-010 por meio de suas comissões de estudo vem desenvolvendo um importante trabalho para normalização do setor químico e para isso conta com a participação de voluntários técnicos o que garante ainda mais o padrão de qualidade dos produtos químicos”. 

As comissões da Abiquim que trabalham ativamente com o CB-010 são:

  • Comissão Setorial de Colas, Adesivos e Selantes;
  • Comissão Setorial de Saneamento e Tratamento de Água;
  • Comissão Setorial de Poliuretanos;
  • Comissão de Gerenciamento de Produtos (GEPRO), por meio da revisão da norma ABNT NBR 14725 relacionada à implementação do GHS no Brasil;
  • Em setembro, foi iniciada a colaboração com a Comissão Setorial de EPS. 

Para mais informações sobre o CB-010 entre em contato com a assessora de Comissões Setoriais e Normas Técnicas da Abiquim, Renata Fernandes Souza, pelo e-mail: renata.souza@abiquim.org.br.