APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Parlamentares reúnem governo federal e setor privado em evento sobre a campanha “Desburocratize a Química”

Segunda-Feira, 09 de Setembro de 2019

Foto: Beto Nociti

O deputado e presidente da FPQuímica, Alex Manente


Os parlamentares da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) se reuniram em um café da manhã para falarem sobre a campanha “Desburocratize a Química”. No encontro, realizado no dia 4 de setembro, governo federal, parlamentares e empresários da indústria química puderam debater sobre maneiras práticas para derrubar os entraves burocráticos impostos ao setor. Este foi o terceiro encontro realizado no âmbito da Campanha.


Foto: Beto Nociti

O conselheiro da Abiquim, Fabian Gil 


Em sua fala, o conselheiro da Abiquim e presidente da DOW no Brasil, Fabian Gil, enfatizou as dificuldades e a enorme perda que o setor tem todos os anos causados pela grande burocracia e custo elevado. “Isso tudo afeta não só o lucro das empresas, como também esse custo é repassado ao consumidor. Sem esse peso, poderíamos ter uma indústria brasileira mais competitiva. Temos muito potencial para receber investimentos”, ponderou.

O deputado Alex Manente (CIDADANIA-SP), presidente da FPQuímica, afirmou que a desburocratização vai trazer mais desenvolvimento para o Brasil e assumiu o compromisso de lutar pela pauta. “Nosso País precisa, de fato, alavancar o desenvolvimento, a economia e a cadeia produtiva, e também gerar renda e emprego. Um dos grandes entraves do Brasil, culturalmente, é a burocracia. Sem dúvida alguma, essa é uma missão que a Frente assume”, afirmou.


Foto: Beto Nociti

O secretário especial, Paulo Uebel 


O encontro teve a participação do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, que afirmou: “Para o Ministério da Economia é uma pauta muito cara, então tudo que nós pudermos fazer para ajudar nessa desburocratização, contem conosco. A gente está 100% alinhado. Várias dessas demandas são multi setoriais que vão tornar o Brasil mais competitivo, mais produtivo e melhorar nossa posição em todos os indicadores internacionais”.


Foto: Beto Nociti

Participantes do Café da Manhã da Frente Parlamentar da Química 


Além do Secretário Especial e do Deputado Federal, estavam presentes: o presidente-executivo Ciro Marino e a diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Marina Mattar, ambos da Abiquim; o chefe de gabinete na Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, Paulo Alexandre Alves; deputados federais Alexis Fonteyne (NOVO/SP), Arnaldo Jardim (CIDADANIA/SP), Eduardo Cury (PSDB/SP), Vitor Lippi (PSDB/SP), Rodrigo Agostinho (PSB/SP), Daniel Almeida (PCdoB/ BA) e Lídice da Mata (PSB/BA); o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, e o presidente da Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Química do Estado de São Paulo, o deputado estadual Thiago Auricchio (PL/SP). 

Clique aqui para acessar o site da campanha Desburocratize a Química.