APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Governo de São Paulo lança programa para incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Terca-Feira, 03 de Setembro de 2019

Foto: Secretaria do Desenvolvimento Econômico/SP

O governador João Doria e a secretária Patricia Ellen 


O governador do Estado de São Paulo, João Doria, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, lançaram, no dia 2 de setembro, o programa “Meu Emprego - Trabalho Inclusivo”, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora. 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Centro Paula Souza, oferece 17 mil vagas em 61 modalidades de cursos de qualificação profissional gratuitos para pessoas com deficiência em todo Estado, em 2019. O programa também prevê incluir 60 mil pessoas no mercado de trabalho até 2022.

Além de qualificação, a iniciativa possibilita mapeamento do perfil e habilidades funcionais, identificação de oportunidades de trabalho, compatibilização de vagas e laudo médico.

O programa também apoia os empregadores na captação de candidatos com deficiência, na definição das vagas de trabalho, encaminhamento de candidatos, orientação para análise de funções, palestras de sensibilização e apoio ao processo de inclusão profissional.

Os serviços estão disponíveis nos Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI), para quem reside na capital paulista e Região Metropolitana de São Paulo. Já os interessados que moram em outros municípios devem procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). As informações também podem ser consultadas por meio do site www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br.  

A Abiquim esteve presente no lançamento do programa e foi representada pela diretora de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade, Marina Mattar; pelo assessor de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Pável Pereira; e pela assessora de Economia e Estatística e coordenadora-executiva da Comissão Temática de Recursos Humanos e Assuntos Trabalhistas, Rita Rodrigues.   

O programa será apresentado na reunião da Comissão Temática de Recursos Humanos e Assuntos Trabalhistas da Abiquim, no dia 17 de setembro, a partir das 10 horas, pelo coordenador de Empreendedorismo, Renda e Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo de São Paulo, Ademar Bueno; e pelo coordenador de Trabalho e de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Daniel Barros. Os associados que desejarem participar da reunião podem entrar em contato com a coordenadora-executiva da Comissão, Rita Rodrigues, pelo e-mail: rita.rodrigues@abiquim.org.br.