APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Comissão de Estudo de Poliestireno Expandido desenvolverá normas para procedimentos de utilização do produto

Segunda-Feira, 02 de Setembro de 2019

Foto: Abiquim/Divulgação

Reunião inaugural da Comissão de Estudo de Poliestireno Expandido (EPS) do CB-010


A CE 010:501.001 – Comissão de Estudo de Poliestireno Expandido (EPS) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realizou sua primeira reunião, no dia 28 de agosto de 2019, na sede da Abiquim. O âmbito de atuação da Comissão é a normalização no campo de EPS, no que concerne à classificação e métodos de ensaio, requisitos e generalidades, excluindo-se os métodos de ensaio de isolamento térmico e acústico tratados pela ABNT/CEE-155 – Comissão de Estudo Especial de Materiais Isolantes Térmicos e Acústicos.

Participaram da primeira reunião representantes de organismos certificadores, representantes de produtores de EPS e produtos transformados, além de membros do CB-010.

A superintendente da ABNT/CB-010 e assessora de Assuntos Regulatórios da Abiquim, Camila Hubner Barcellos Devincentis, explica: “o comitê concluiu que havia a necessidade de criar procedimentos padronizados e linguagem comum na utilização de produtos à base de poliestireno expandido (EPS) a fim de garantir qualidade, desempenho e segurança do produto a base de EPS”.

A assessora de Comissões Setoriais e Normas Técnicas da Abiquim e secretária-executiva da ABNT/CB-010, Renata Souza, explicou a dinâmica de uma comissão de estudo da ABNT. Destacou que o Comitê tem a responsabilidade de elaborar e revisar as Normas Brasileiras de acordo com as demandas apresentadas e em conformidade com as diretrizes da ABNT para então deliberar para Consulta Nacional e homologação como Norma Brasileira. Durante a reunião, também foi apresentada a proposta para o desenvolvimento da norma “Poliestireno expandido-EPS – Métodos de ensaio”, que deverá ser o primeiro projeto a ser elaborado pela Comissão de Estudo.

Mais informações sobre o CB-010 e a CE 010:501.001 – Comissão de Estudo de Poliestireno Expandido (EPS) pelo e-mail: renata.souza@abiquim.org.br, com a assessora da Abiquim, Renata Souza.