APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Lançamento de Aliança Global com objetivo de acabar com o descarte inadequado de plástico

Terca-Feira, 22 de Janeiro de 2019

Grupo formado por 30 empresas prevê investimento de US$ 1.5 bilhão nos próximos cinco anos

No dia 16 de janeiro, um grupo de empresas globais anunciou a formação de uma aliança para o combate ao descarte inadequado de plástico no meio ambiente, com atenção especial aos oceanos. Inicialmente incluindo 30 empresas, o projeto denominado Alliance to End Plastic Waste (AEPW) – Aliança para o Fim dos Resíduos Plásticos, em português –, abarca empresas globais alocadas nas Américas do Sul e Norte, Europa, Ásia, África e Oriente Médio.

Dentre as medidas definidas pelo grupo, pretende-se investir US$1.5 bilhão nos próximos cinco anos, sobretudo no desenvolvimento de tecnologias de gerenciamento e reciclagem de resíduos plásticos, com o objetivo de gerar uma economia circular, além de estabelecer parcerias com entidades governamentais, empresas e ONGs. Segundo o presidente da AEPW, David Taylor: “este é um sério e complexo desafio global que exige uma ação rápida e forte liderança. Esta nova aliança é o esforço mais abrangente para dar fim ao descarte inadequado de resíduos plásticos”.

No Brasil, a Comissão de Resinas Termoplásticas da Abiquim lançou no último mês de dezembro, durante a 23ª edição do ENAIQ – Encontro Anual da Indústria Química –, o compromisso voluntário a favor da economia circular no setor de resinas plásticas. O compromisso tem como foco a obtenção da economia circular nas embalagens plásticas, que demandará o esforço conjunto dos diferentes elos da cadeia do plástico, governo e sociedade. O compromisso define metas até o ano de 2040 e amplia o compromisso firmado no Programa Atuação Responsável®, uma ação voluntária da indústria química mundial de melhoria contínua nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente.

“São metas ambiciosas, mas possíveis”, afirmou na ocasião Edison Terra, coordenador da Comissão Setorial de Resinas Termoplásticas. “Nós queremos dialogar com todos os setores que integram as inúmeras cadeias produtivas onde o plástico é utilizado. Se de um lado os benefícios do plástico para a humanidade são insubstituíveis, por outro, a gestão de resíduos é uma questão complexa”, ressaltou o executivo.

Para ter acesso às metas estabelecidas no compromisso, clique aqui. Mais informações poderão ser esclarecidas pela diretora de Assuntos Técnicos da Abiquim, Andrea Carla Cunha, pelo e-mail: andrea.cunha@abiquim.org.br.